Colégio do Sagrado Coração de Jesus, Teresina-PI (1907).
"Sob a direcção das virtuosas educadoras, as Irmãs de Santa Catharina, foi aberto esse collegio no começo do ano, em casa particular; e passando depois a funcionar temporariamente, na chácara Tabajara, gentilmente cedida pelo Rev.mº. Cônego Joaquim Lopes, acha-se hoje installado em prédio próprio na avenida Frei Serafim.
Posto que o prédio não esteja acabado, com tudo a parte feita é uma confortável e hygienica residência que acomoda grande número de alunas.
É nos grato registrar esta notícia, porque os colégios catholicos, quer de um, quer de outro sexo, têm dado, em todos os tempos, os melhores resultados; pois aí só recebe a sciencia aliada à virtude, e se despertam no coração dos educandos, os nobres sentimentos do amor a Deus, ao próximo, à religião o à pátria. Congratulamo-nos com S. Excª. Rev.mª. o Sr. Bispo Diocesano por mais este melhoramento em sua vasta diocese".
(O APÓSTOLO, orgam official da Diocese. Theresina, 19 de maio de 1907. anno I. nº 1. p. 2).
Dom Joaquim Antônio de Almeida (1° Bispo do Piauhy), em suas primeiras medidas de estruturação e de reforma da recém Diocese do Piauhy, e com atenção para com o fator da educação dos jovens e crianças, empreendeu a construção do Colégio Sagrado Coração de Jesus (sexo feminino) e do Colégio Diocesano São Francisco de Sales (sexo masculino), ambos na capital Teresina.
A criação dessas escolas católicas por nosso primeiro bispo foi motivo de um dos grandes atritos entre católicos e maçons que promoveram a criação de escolas "normais" e "livres" para fazer frente a educação católica, ao ver destes: "um retrocesso civilizacional".
Ref.:
SANTOS NETO, Antônio Fonseca dos; LIBÓRIO, Paulo de Tarso Batista. JOAQUIM. Teresina: Editora Nova Aliança, 2016. (Sucessores dos apóstolos em Teresina, v. 1).