Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Campo Maior-PI.
01. Fotografia anterior a 1934, ainda sem a galeria e a sacristia na lateral direita. Autoria desconhecida. (SILVA FILHO, 2007, Vol. 2, p. 355).
O Santuário Eucarístico Diocesano de Nossa Senhora do Rosário localizado na Praça do Rosário, Av. José Paulino - Centro, Campo Maior – PI, tem sua origem ligada a antiga capela da Irmandade dos negros de Nossa Senhora do Rosário da Vila de Campo Maior, que funcionou durante o século XIX.
O registro mais remoto sobre a existência dessa capela consta na obra "Corografia Brasílica" (1817) do Padre Manuel Aires de Casal, na qual documenta: "Além da Matriz dedicada a S. Antonio, tem uma Hermida de N. Senhora do Rozário".
No ano de 1890 foi autorizada a reconstrução da Hermida que se encontrava em ruínas, pelo então Bispo do Maranhão, Dom Antônio Cândido de Alvarenga, por petição do vigário geral da Freguesia de Santo Antônio do Surubim, Pe. Manuel Félix Cavalcanti de Barros, a pedido de Dona Virgilina Rosa Miranda de Azevedo, em vista do cumprimento de uma promessa por um milagre alcançado pela mesma.
02. Aspecto da igreja em 1973. Ainda sem a segunda torre e os acréscimos da sacristia e sala de reuniões (SILVA FILHO, 2007, Vol. 3, p. 148).
O templo foi inaugurado em 1892, e a benção episcopal dada em 1893, já após o falecimento de Dona Virgilina.
O antigo sino foi doado também pela falecida, vindo de Portugal, e o primeiro sinal fúnebre foi justamente por sua alma.
Passou por uma ampla reforma em 1924, na gestão do Cônego Gastão Pereira da Silva.
Por muitas décadas serviu de sede do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus (instituído em 1900), que zelou pelas festas e missas ocorridas ali.
Em 1944 serviu como abrigo provisório da imagem de Santo Antônio Aparecido e do Santíssimo Sacramento durante a construção da Catedral de Santo Antônio.
No dia 20 de abril de 1974 decorrido de um inverno rigoroso e muitos anos de desamparo, a torre e parte da igreja caíram, a exemplo do telhado e coro frontal; apesar dessa tragédia, por iniciativa de Antônio Bona Neto (Antônio Músico) fazendo campanha de restauração, foi reinaugurada em 1 de maio de 1976.
Com Dom Abel Alonso Nuñez (1° Bispo de Campo Maior) a igreja foi reformada, ganhando sua segunda torre e demais feições modernas, sendo elevada a Santuário Eucarístico Diocesano de Nossa Senhora do Rosário em 20 de outubro de 1996.
Referência:
01. SILVA FILHO, Olavo Pereira da. Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Campo Maior. In: Carnaúba, pedra e barro na Capitania de São José do Piauhy. – Belo Horizonte: Ed. do Autor, 2007. p. 355-356. Vol. 2.
02. __________________________. Carnaúba, pedra e barro na Capitania de São José do Piauhy. – Belo Horizonte: Ed. do Autor, 2007. Vol. 3.